Exame Nacional Português 2025 · Época especial

Exame Nacional de Português 2025, Época especial: 6 exercícios com resolução. Temas: Lírica de Camões e Romantismo: Garrett e Camilo. Com correção imediata.

Temas do exame: Lírica de Camões · Romantismo: Garrett e Camilo · Saramago, contos e poesia contemporânea · Compreensão de texto não literário · Gramática · Apreciação crítica de uma imagem

Grupo I · Saramago, contos e poesia contemporânea

PARTE A

Leia o poema.

SÚPLICA

Agora que o silêncio é um mar sem ondas,

E que nele posso navegar sem rumo,

Não respondas

Às urgentes perguntas

5 Que te fiz.

Deixa-me ser feliz

Assim,

Já tão longe de ti, como de mim.

Perde-se a vida, a desejá-la tanto.

10 Só soubemos sofrer, enquanto

O nosso amor

Durou

Mas o tempo passou,

Há calmaria...

15 Não perturbes a paz que me foi dada.

Ouvir de novo a tua voz seria

Matar a sede com água salgada.

Miguel Torga, Antologia Poética, 5.ª ed.,

Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1999, p. 240.

1.

Na relação entre o «eu» e o «tu», verifica-se um contraste entre o passado e o presente.

Explicite esse contraste, com base em dois aspetos que o comprovem.

2.

Relacione o título do poema com o sentido dos versos 16 e 17.

3.

Complete as afirmações abaixo apresentadas, selecionando a opção adequada a cada espaço.

No poema de Miguel Torga, evidencia-se o uso recorrente de

a)

relacionadas com o mar para descrever o estado emocional do sujeito poético, como acontece, por exemplo, nos versos 1 e 2, em que são sugeridos sentimentos de

b)

.

a)

b)

1. comparações

1. solidão e desorientação

2. metáforas

2. melancolia e tédio

3. personificações

3. serenidade e liberdade

Grupo I · Romantismo: Garrett e Camilo

PARTE B

Leia o texto e as notas.

MANUEL

(com veemência e medo)

Então desenganas-me... desenganas-me já?... é isso que queres dizer? Fala, homem: não há que esperar?... não há que esperar dali, não é assim? dize: morre, morre?... (desanimado) Também fico sem

5 filha!

JORGE

Não disse tal. Por caridade contigo, meu irmão, não imagines tal. Eu disse-te a verdade: Maria pareceu-me menos oprimida; dormia...

MANUEL

(variando 1)

10 Se Deus quisera que não acordasse!

JORGE

Valha-me Deus!

MANUEL

15 Para mim aqui está esta mortalha 2: (tocando no hábito 3) morri hoje... vou amortalhar-me logo; e adeus tudo o que era mundo para mim! Mas minha filha não era do mundo... não era, Jorge; tu bem sabes que não era: foi um anjo que veio do Céu para me acompanhar na peregrinação da Terra, e que me apontava sempre, a cada passo da vida, para a eterna pousada donde viera e onde me conduzia... Separou-nos o arcanjo das desgraças, o ministro das iras do Senhor, que derramou sobre mim o vaso

20 cheio das lágrimas, e a taça rasa das amarguras ardentes de sua cólera... (caindo de tom) Vou com esta mortalha para a sepultura... e, viva ou morta, cá deixo a minha filha no meio dos homens que a não conheceram, que a não hão de conhecer nunca, porque ela não era deste mundo nem para ele... (pausa) — Torna lá, Jorge, vai vê-la outra vez, vai e vem-me dizer; que eu ainda não posso... mas hei de ir, oh! hei de ir vê-la e beijá-la antes de descer à cova... Tu não queres, não podes querer...

JORGE

25 Havemos de ir... quando estiveres mais sossegado... havemos de ir ambos: descansa, hás de vê-la. — Mas isto inda é cedo.

MANUEL

Que horas serão?

JORGE

30 Quatro, quatro e meia. (Vai à porta da esquerda e volta.) São cinco horas, pelo alvor da manhã que já dá nos vidros da igreja. Daqui a pouco iremos; mas sossega.

MANUEL

E a outra... a outra desgraçada, meu irmão?

JORGE

35 Está — imagina por ti —, está como não podia deixar de estar; mas a confiança em Deus pode muito: vai-se conformando. O Senhor fará o resto. Eu tenho fé neste escapulário 4 (tocando no hábito em cima da mesa) para ti e para ela. Foi uma resolução digna de vós, foi uma inspiração divina que os alumiou a ambos. Deixa estar; ainda pode haver dias felizes para quem souber consagrar 5 a Deus as

40 suas desgraças.

Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa, edição de Maria João Brilhante,

Lisboa, Comunicação, 1982, pp. 193-196.

NOTAS

1 variando – alucinando; perdendo o juízo.

2 mortalha – lençol ou túnica que envolve um cadáver.

3 hábito – vestimenta usada por um(a) religioso(a).

4 escapulário – parte do vestuário monástico que cai sobre os ombros e o peito.

5 consagrar – oferecer; dedicar.

4.

Explicite a aparente contradição presente nas palavras de Manuel, nas linhas de 3 a 11, tendo em conta o estado emocional da personagem.

5.

Refira o modo como Manuel e Jorge perspetivam a decisão, tomada pelo primeiro, de seguir a vida religiosa, atendendo ao conteúdo das falas de cada uma das personagens, nas linhas de 15 a 24 e de 36 a 40.

6.

As afirmações seguintes referem-se à obra Frei Luís de Sousa.

Identifique as três afirmações que podem ser comprovadas através da leitura do excerto apresentado:

Grupo I - 7 · Lírica de Camões

PARTE C

7. Na literatura portuguesa, o tema do sofrimento amoroso é uma constante ao longo dos séculos.

Escreva uma breve exposição sobre o modo como esse sofrimento é abordado na poesia lírica de Camões.

A sua exposição deve incluir:

uma introdução ao tema;

um desenvolvimento no qual explicite duas causas que originem o sofrimento por amor, seja do sujeito poético, seja de outra figura a quem ele se refira, fundamentando cada uma dessas causas com referência a poemas lidos;

uma conclusão adequada ao desenvolvimento do tema.

Grupo II · Compreensão de texto não literário

GRUPO II

Leia o texto e as notas.

O título desta exposição é, já de si, surpreendente: Hoje soube-me a pouco, um verso de uma canção de Sérgio Godinho ( Com um brilhozinho nos olhos) datada de 1981. É de uma época em que, sete anos após a revolução de Abril de 1974, ainda se jubilava 1 na música popular portuguesa com toda a liberdade tornada possível pelo fim da censura do Estado Novo. De certa forma, este verso, como outros de tantas outras músicas desses anos, condensa metonimicamente a euforia que se vivia na época.

João Pinharanda e Sérgio Mah, os curadores 2 da exposição, acrescentam a este título um subtítulo: Introversões e utopias 3 artísticas no pós-25 de Abril. Por isso, embora esta seja também mais uma exposição que assinala o cinquentenário dessa revolução, ela não é só isso, e apresenta-se também como o resultado de uma reflexão não só sobre alguns sinais prenunciadores, como sobre o que veio a seguir em termos artísticos. Com uma montagem hábil no sempre difícil espaço de exposições temporárias da Central Tejo 4, resolve muito bem este propósito de dar a ver a irradiação da possibilidade de tudo fazer, de tudo mostrar e de tudo dizer, que a partir dessa data passou a ser uma realidade.

Muito interessante é o ponto de partida dos curadores: que a «maioria dos artistas escolhidos não só constrói a sua obra de modo autónomo em relação às utopias sociais inauguradas pelo 25 de Abril e rapidamente desfeitas pelo curso político, como lhes sobrevive, podendo as suas obras ser consideradas como a herança cultural mais fecunda e consistente do próprio processo de abertura da sociedade portuguesa», como afirmam na folha de sala. E, de facto, há muito poucas obras nesta exposição que se relacionem diretamente com a Revolução dos Cravos. [...]

Há algo que está subjacente a toda a exposição e que, no entanto, não é explicitado: é que estes 50 anos são também os anos em que a arte que se faz em Portugal se torna global, e em que os discursos individuais — as introversões de que fala o subtítulo — se tornam a norma de toda a arte internacional, num tempo, que é o de hoje, em que todas as utopias artísticas faliram. Não existem hoje movimentos de artistas, escolas, grupos estilisticamente organizados. E, tal como a democracia, mesmo ameaçada, é a norma dentro do contexto político ocidental contemporâneo, também este modo de pensar que aqui se dá a ver é universal dentro do espaço artístico que é o nosso. Basta-nos passear por qualquer feira de arte atual, ou por qualquer bienal institucionalmente consagrada, para verificarmos isso mesmo. Para parte destes artistas (Bunga, Leonor Antunes, Themlitz, por exemplo), a vida partilhada entre Portugal e outro país é a norma. Noutros, as residências efetuadas no estrangeiro, muitas vezes graças ao apoio mecenático 5 de instituições que se destacam pela atividade colecionista, foram determinantes no seu crescimento. Em todos os casos, fosse por viagens, fosse por outros meios, o confronto com o «lá fora» foi sempre determinante. Também aqui, o significado do 25 de Abril foi o fim do «orgulhosamente sós».

Luísa Soares de Oliveira, «O fim do orgulhosamente sós», Ípsilon, 21 de junho de 2024, p. 12.

NOTAS

1 jubilava – festejava; celebrava.

2 curadores – organizadores.

3 utopias – sistemas ou planos que parecem irrealizáveis; modelos de sociedades ideais.

4 Central Tejo – antiga central termoelétrica, em Lisboa, onde atualmente se situa o Museu da Eletricidade.

5 mecenático – relativo ao mecenato, isto é, ao apoio financeiro concedido por pessoas ou instituições às artes e às letras.

1.

Segundo o autor do texto, o título da exposição surpreende por

()

2.

A singularidade da exposição reside no facto de, além de assinalar o cinquentenário do 25 de Abril, permitir

()

3.

Os exemplos apresentados no último parágrafo demonstram que a globalização da arte feita em Portugal

()

Grupo II · Gramática

GRUPO II

Leia o texto e as notas.

O título desta exposição é, já de si, surpreendente: Hoje soube-me a pouco, um verso de uma canção de Sérgio Godinho ( Com um brilhozinho nos olhos) datada de 1981. É de uma época em que, sete anos após a revolução de Abril de 1974, ainda se jubilava 1 na música popular portuguesa com toda a liberdade tornada possível pelo fim da censura do Estado Novo. De certa forma, este verso, como outros de tantas outras músicas desses anos, condensa metonimicamente a euforia que se vivia na época.

João Pinharanda e Sérgio Mah, os curadores 2 da exposição, acrescentam a este título um subtítulo: Introversões e utopias 3 artísticas no pós-25 de Abril. Por isso, embora esta seja também mais uma exposição que assinala o cinquentenário dessa revolução, ela não é só isso, e apresenta-se também como o resultado de uma reflexão não só sobre alguns sinais prenunciadores, como sobre o que veio a seguir em termos artísticos. Com uma montagem hábil no sempre difícil espaço de exposições temporárias da Central Tejo 4, resolve muito bem este propósito de dar a ver a irradiação da possibilidade de tudo fazer, de tudo mostrar e de tudo dizer, que a partir dessa data passou a ser uma realidade.

Muito interessante é o ponto de partida dos curadores: que a «maioria dos artistas escolhidos não só constrói a sua obra de modo autónomo em relação às utopias sociais inauguradas pelo 25 de Abril e rapidamente desfeitas pelo curso político, como lhes sobrevive, podendo as suas obras ser consideradas como a herança cultural mais fecunda e consistente do próprio processo de abertura da sociedade portuguesa», como afirmam na folha de sala. E, de facto, há muito poucas obras nesta exposição que se relacionem diretamente com a Revolução dos Cravos. [...]

Há algo que está subjacente a toda a exposição e que, no entanto, não é explicitado: é que estes 50 anos são também os anos em que a arte que se faz em Portugal se torna global, e em que os discursos individuais — as introversões de que fala o subtítulo — se tornam a norma de toda a arte internacional, num tempo, que é o de hoje, em que todas as utopias artísticas faliram. Não existem hoje movimentos de artistas, escolas, grupos estilisticamente organizados. E, tal como a democracia, mesmo ameaçada, é a norma dentro do contexto político ocidental contemporâneo, também este modo de pensar que aqui se dá a ver é universal dentro do espaço artístico que é o nosso. Basta-nos passear por qualquer feira de arte atual, ou por qualquer bienal institucionalmente consagrada, para verificarmos isso mesmo. Para parte destes artistas (Bunga, Leonor Antunes, Themlitz, por exemplo), a vida partilhada entre Portugal e outro país é a norma. Noutros, as residências efetuadas no estrangeiro, muitas vezes graças ao apoio mecenático 5 de instituições que se destacam pela atividade colecionista, foram determinantes no seu crescimento. Em todos os casos, fosse por viagens, fosse por outros meios, o confronto com o «lá fora» foi sempre determinante. Também aqui, o significado do 25 de Abril foi o fim do «orgulhosamente sós».

Luísa Soares de Oliveira, «O fim do orgulhosamente sós», Ípsilon, 21 de junho de 2024, p. 12.

NOTAS

1 jubilava – festejava; celebrava.

2 curadores – organizadores.

3 utopias – sistemas ou planos que parecem irrealizáveis; modelos de sociedades ideais.

4 Central Tejo – antiga central termoelétrica, em Lisboa, onde atualmente se situa o Museu da Eletricidade.

5 mecenático – relativo ao mecenato, isto é, ao apoio financeiro concedido por pessoas ou instituições às artes e às letras.

4.

As expressões «ainda se jubilava» (linha 3) e «Por isso» (linha 8) contribuem, respetivamente, para a coesão gramatical

()

5.

Em «embora esta seja também mais uma exposição que assinala o cinquentenário dessa revolução» (linhas 8 e 9), observam-se

()

6.

Todas as expressões apresentadas desempenham a função sintática de predicativo do sujeito, exceto

()

7.

Na evolução da palavra latina «feriam» para a palavra portuguesa «feira» (linha 29), ocorreram os processos fonológicos denominados

()

Grupo III · Apreciação crítica de uma imagem

GRUPO III

Num texto bem estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de trezentas e cinquenta palavras, faça a apreciação crítica do cartoon intitulado «Para o meu amor!», da autoria de Ali Divandari.

No seu texto, deve incluir:

a descrição da imagem apresentada, destacando elementos significativos da sua composição;

um comentário crítico, fundamentando a sua apreciação em, pelo menos, três aspetos relevantes e utilizando um discurso valorativo;

uma conclusão adequada aos pontos de vista desenvolvidos.

Observações:

1. Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequência delimitada por espaços em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hífen (ex.: /dir-se-ia/). Qualquer número conta como uma única palavra, independentemente do número de algarismos que o constituam (ex.: /2025/).

2. Relativamente ao desvio dos limites de extensão indicados – entre duzentas e trezentas e cinquenta palavras –, há que atender ao seguinte:

um desvio dos limites de extensão indicados implica uma desvalorização parcial (até 5 pontos) do texto produzido;

um texto com extensão inferior a oitenta palavras é classificado com zero pontos.

Também podes estudar por temas

Pratica um tema com exercícios dos exames de todos os anos, misturados.

Ver os 12 temas

Outras fases de 2025

1.ª fase (2025) · 2.ª fase (2025)