Exame Nacional Português 2022 · 1.ª fase
Exame Nacional de Português 2022, 1.ª fase: 11 exercícios com resolução. Temas: Os Lusíadas e Mensagem, Compreensão de texto não literário e Gramática.
Temas do exame: Os Lusíadas e Mensagem · Compreensão de texto não literário · Gramática · Texto de opinião
Grupo I · Os Lusíadas e Mensagem
Leia o poema.
D. Sebastião
'Sperai! Caí no areal e na hora adversa
Que Deus concede aos seus
Para o intervalo em que esteja a alma imersa
Em sonhos que são Deus.
5 Que importa o areal e a morte e a desventura
Se com Deus me guardei?
É O que eu me sonhei que eterno dura,
É Esse que regressarei.
Fernando Pessoa, Mensagem e Outros Poemas sobre Portugal, edição de Fernando Cabral Martins e Richard Zenith, Lisboa, Assírio & Alvim, 2014, p. 102.
1.
No poema, está presente um «eu», D. Sebastião, que se dirige a um «vós», os Portugueses.
Explicite o apelo feito na primeira estrofe e, com base nesse apelo, infira os sentimentos desse «eu» e desse «vós».
2.
Evidencie a presença do herói histórico e a presença do herói mítico na segunda estrofe do poema, fundamentando a resposta com a referência a um elemento textual para cada um dos tipos de herói.
Grupo I - 3 · Os Lusíadas e Mensagem
Leia o poema.
D. Sebastião
'Sperai! Caí no areal e na hora adversa
Que Deus concede aos seus
Para o intervalo em que esteja a alma imersa
Em sonhos que são Deus.
5 Que importa o areal e a morte e a desventura
Se com Deus me guardei?
É O que eu me sonhei que eterno dura,
É Esse que regressarei.
Fernando Pessoa, Mensagem e Outros Poemas sobre Portugal, edição de Fernando Cabral Martins e Richard Zenith, Lisboa, Assírio & Alvim, 2014, p. 102.
3. Selecione a opção de resposta adequada para completar a afirmação.
Na primeira estrofe, o uso do vocábulo «intervalo» remete para um antes e um depois, correspondendo a um tempo
Grupo I · Os Lusíadas e Mensagem
PARTE B
Leia o texto seguinte, constituído pelas estâncias 15 a 18 do Canto I de Os Lusíadas, e as notas.
Est. 15
E, enquanto eu estes canto – e a vós não posso,
Sublime Rei, que não me atrevo a tanto –,
Tomai as rédeas vós do Reino vosso:
Dareis matéria a nunca ouvido canto.
5 Comecem a sentir o peso grosso
(Que polo mundo todo faça espanto)
De exércitos e feitos singulares,
De África as terras e do Oriente os mares.
Est. 16
Em vós os olhos tem o Mouro frio,
10 Em quem vê seu exício 1 afigurado;
Só com vos ver, o bárbaro Gentio
Mostra o pescoço ao jugo 2 já inclinado;
Tétis todo o cerúleo senhorio 3
Tem pera vós por dote aparelhado 4,
15 Que, afeiçoada ao gesto 5 belo e tenro,
Deseja de comprar-vos pera genro.
Est. 17
Em vós se vêm 6, da Olímpica morada,
Dos dous avós 7 as almas cá famosas;
Ũa, na paz angélica dourada,
20 Outra, pelas batalhas sanguinosas.
Em vós esperam ver-se renovada
Sua memória e obras valerosas;
E lá vos têm lugar, no fim da idade,
No templo da suprema Eternidade.
Est. 18
25 Mas, enquanto este tempo passa lento
De regerdes os povos, que o desejam,
Dai vós favor ao novo atrevimento,
Pera que estes meus versos vossos sejam,
E vereis ir cortando o salso argento 8
30 Os vossos Argonautas 9, por que vejam
Que são vistos de vós no mar irado,
E costumai-vos já a ser invocado.
Luís de Camões, Os Lusíadas, edição de A. J. da Costa Pimpão, 5.ª ed., Lisboa, MNE/IC, 2003, pp. 4-5.
NOTAS
1 exício – destruição; ruína; mortandade.
2 jugo – peça de madeira que une os bois de uma junta; domínio; força repressiva; sujeição.
3 cerúleo senhorio – domínio do mar de cor azul-celeste.
4 aparelhado – preparado.
5 gesto – aspeto; aparência; rosto.
6 vêm – veem.
7 dous avós – D. João III, pai do príncipe D. João, e Carlos V, pai da princesa D. Joana.
8 salso argento – mar da cor da prata.
9 Os vossos Argonautas – referência aos navegadores portugueses.
4.
Releia a estância 15.
Explicite o modo como se desenvolve a estratégia argumentativa usada pelo poeta nessa estância para incitar o rei D. Sebastião à ação gloriosa.
5.
Nas estâncias 16 e 17, o poeta confere ao rei D. Sebastião uma dimensão excecional.
Comprove esta afirmação, recorrendo a dois exemplos pertinentes mencionados nessas estâncias.
Grupo I - 6 · Os Lusíadas e Mensagem
PARTE B
Leia o texto seguinte, constituído pelas estâncias 15 a 18 do Canto I de Os Lusíadas, e as notas.
Est. 15
E, enquanto eu estes canto – e a vós não posso,
Sublime Rei, que não me atrevo a tanto –,
Tomai as rédeas vós do Reino vosso:
Dareis matéria a nunca ouvido canto.
5 Comecem a sentir o peso grosso
(Que polo mundo todo faça espanto)
De exércitos e feitos singulares,
De África as terras e do Oriente os mares.
Est. 16
Em vós os olhos tem o Mouro frio,
10 Em quem vê seu exício 1 afigurado;
Só com vos ver, o bárbaro Gentio
Mostra o pescoço ao jugo 2 já inclinado;
Tétis todo o cerúleo senhorio 3
Tem pera vós por dote aparelhado 4,
15 Que, afeiçoada ao gesto 5 belo e tenro,
Deseja de comprar-vos pera genro.
Est. 17
Em vós se vêm 6, da Olímpica morada,
Dos dous avós 7 as almas cá famosas;
Ũa, na paz angélica dourada,
20 Outra, pelas batalhas sanguinosas.
Em vós esperam ver-se renovada
Sua memória e obras valerosas;
E lá vos têm lugar, no fim da idade,
No templo da suprema Eternidade.
Est. 18
25 Mas, enquanto este tempo passa lento
De regerdes os povos, que o desejam,
Dai vós favor ao novo atrevimento,
Pera que estes meus versos vossos sejam,
E vereis ir cortando o salso argento 8
30 Os vossos Argonautas 9, por que vejam
Que são vistos de vós no mar irado,
E costumai-vos já a ser invocado.
Luís de Camões, Os Lusíadas, edição de A. J. da Costa Pimpão, 5.ª ed., Lisboa, MNE/IC, 2003, pp. 4-5.
NOTAS
1 exício – destruição; ruína; mortandade.
2 jugo – peça de madeira que une os bois de uma junta; domínio; força repressiva; sujeição.
3 cerúleo senhorio – domínio do mar de cor azul-celeste.
4 aparelhado – preparado.
5 gesto – aspeto; aparência; rosto.
6 vêm – veem.
7 dous avós – D. João III, pai do príncipe D. João, e Carlos V, pai da princesa D. Joana.
8 salso argento – mar da cor da prata.
9 Os vossos Argonautas – referência aos navegadores portugueses.
6. Selecione a opção de resposta adequada para completar a afirmação.
A par do louvor aos feitos dos navegadores cantados n’ Os Lusíadas, na estância 18, está subjacente
Grupo I - 7 · Os Lusíadas e Mensagem
PARTE C
7. Baseando-se na sua experiência de leitura de Mensagem, de Fernando Pessoa, e de Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, escreva uma breve exposição sobre o modo como o sebastianismo emerge em cada uma das obras.
A sua exposição deve incluir:
uma introdução ao tema;
um desenvolvimento no qual compare as duas obras, referindo uma manifestação significativa do sebastianismo em cada uma delas;
uma conclusão adequada ao desenvolvimento do tema.
Grupo II - 1 · Compreensão de texto não literário
GRUPO II
Leia o texto e as notas.
As grandes bibliotecas – imagino eu as grandes bibliotecas… – atraem-me e apavoram-me, como a montanha magnética dos contos antigos. Convencem-me da minha tremendíssima, acabrunhante e arrasadora ignorância. Eu atrevo-me a murmurar «Homero» e logo me salta a «questão homérica», os milhares de volumes sobre Homero, em rolos, em códices 1, alinhados por prateleiras sem fim, vergadas ao peso deles. Eu quero citar Dickens e logo vejo as multidões de comentadores de Dickens, exibindo folhas e folhas de anotações, a rir alvarmente 2 do meu desacerto. Eu tenho umas pobres opiniões sobre a Montanha Mágica, mas hei de calar-me, quando se altaneiram 3 resmas e resmas, alpínicas e ameaçadoras, contendo exegeses 4 sábias sobre Thomas Mann. E o D. Quixote de la Mancha ? Meu Deus, estou proibido de me pronunciar sobre o D. Quixote. Pode desabar-me em cima toda uma parede de livros, alguns bem grossos e esmagadores, que esmiuçam a obra ao pormenor e não toleram a observação veleira 5 do diletante que diz por dizer, ou por lhe parecer. E Montaigne? Ah, distante Montaigne… E Gogol? Ah, inacessível Gogol…
Como é triste e deprimente ser-se tão desconhecedor… Não se trata de retórica, daquele «só sei que nada sei» que foi atirado ao populacho pelo «mais sábio dos homens». Nem tampouco o «eu nem sei se nada sei», triunfal, do nosso Francisco Sanches. Nem sequer dum «eu nem isso sei», aposto num vezo 6 retórico de querer mais, por saber ainda menos. É que eu não sei mesmo absolutamente nada.
E, portanto, posso falar sobre o quê? Sobre nada. Que é tarefa muito mais difícil do que falar sobre tudo, porque esta supõe que se sabe tudo sobre tudo e, pelo que se vê em volta, saber tudo sobre tudo é muito mais fácil e generalizado do que nada saber sobre nada.
No Para Sempre de Vergílio Ferreira uma personagem percorre o corredor duma biblioteca. Lá, os autores, desde o cabo da História palram, palram, palram e gargalham. É uma zoada para os ouvidos. A personagem não pode deixar de saber que eles lá estão. Os livros são falantes, discutem, cochicham, incomodam, não dormem, não se calam. De facto, mal eu me chego à Biblioteca Nacional, ou à Torre do Tombo, hei de sentir aquele ruído, aquele zunzum, de gente a querer contar coisas, a querer demonstrar coisas, a exibir, a refutar, a impor-se. E eu sei que não vou conseguir entender-me, ali no meio. Vou ficar confundido. Vou ficar reduzido. Vou-me ver do tamanho daqueles insetos predadores de papel, quase translúcidos, ínfimos e mesquinhos, mas sem possuir sequer as corrosivas mandíbulas que eles têm de defesa.
Como é que se pode viver, com esta deficiência, esta inferioridade? É uma boa pergunta, com que me confronto repetidamente. E só posso responder com a confissão da gelada realidade dos factos. A caridade dalguns dos meus concidadãos vale-me e sustenta-me. Graças lhes dou.
Mário de Carvalho, «As Vascas. Da Ignorância. Redenção», in A Visagem do Cronista – Antologia de Crónica Autobiográfica Portuguesa (Séculos XIX-XXI), Vol. II, edição de Carina Infante do Carmo, Lisboa, Arranha-céus, 2020, pp. 163-164.
NOTAS
1 códices – livros manuscritos, organizados em cadernos cosidos e encadernados.
2 alvarmente – estupidamente; grosseiramente.
3 se altaneiram – se elevam orgulhosamente.
4 exegeses – análises, interpretações ou explicações detalhadas de uma obra ou de um texto.
5 veleira – ligeira.
6 vezo – vício; costume.
1. No primeiro parágrafo, com as referências a autores e a obras consagrados, Mário de Carvalho pretende, sobretudo,
Grupo II - 2 · Gramática
GRUPO II
Leia o texto e as notas.
As grandes bibliotecas – imagino eu as grandes bibliotecas… – atraem-me e apavoram-me, como a montanha magnética dos contos antigos. Convencem-me da minha tremendíssima, acabrunhante e arrasadora ignorância. Eu atrevo-me a murmurar «Homero» e logo me salta a «questão homérica», os milhares de volumes sobre Homero, em rolos, em códices 1, alinhados por prateleiras sem fim, vergadas ao peso deles. Eu quero citar Dickens e logo vejo as multidões de comentadores de Dickens, exibindo folhas e folhas de anotações, a rir alvarmente 2 do meu desacerto. Eu tenho umas pobres opiniões sobre a Montanha Mágica, mas hei de calar-me, quando se altaneiram 3 resmas e resmas, alpínicas e ameaçadoras, contendo exegeses 4 sábias sobre Thomas Mann. E o D. Quixote de la Mancha ? Meu Deus, estou proibido de me pronunciar sobre o D. Quixote. Pode desabar-me em cima toda uma parede de livros, alguns bem grossos e esmagadores, que esmiuçam a obra ao pormenor e não toleram a observação veleira 5 do diletante que diz por dizer, ou por lhe parecer. E Montaigne? Ah, distante Montaigne… E Gogol? Ah, inacessível Gogol…
Como é triste e deprimente ser-se tão desconhecedor… Não se trata de retórica, daquele «só sei que nada sei» que foi atirado ao populacho pelo «mais sábio dos homens». Nem tampouco o «eu nem sei se nada sei», triunfal, do nosso Francisco Sanches. Nem sequer dum «eu nem isso sei», aposto num vezo 6 retórico de querer mais, por saber ainda menos. É que eu não sei mesmo absolutamente nada.
E, portanto, posso falar sobre o quê? Sobre nada. Que é tarefa muito mais difícil do que falar sobre tudo, porque esta supõe que se sabe tudo sobre tudo e, pelo que se vê em volta, saber tudo sobre tudo é muito mais fácil e generalizado do que nada saber sobre nada.
No Para Sempre de Vergílio Ferreira uma personagem percorre o corredor duma biblioteca. Lá, os autores, desde o cabo da História palram, palram, palram e gargalham. É uma zoada para os ouvidos. A personagem não pode deixar de saber que eles lá estão. Os livros são falantes, discutem, cochicham, incomodam, não dormem, não se calam. De facto, mal eu me chego à Biblioteca Nacional, ou à Torre do Tombo, hei de sentir aquele ruído, aquele zunzum, de gente a querer contar coisas, a querer demonstrar coisas, a exibir, a refutar, a impor-se. E eu sei que não vou conseguir entender-me, ali no meio. Vou ficar confundido. Vou ficar reduzido. Vou-me ver do tamanho daqueles insetos predadores de papel, quase translúcidos, ínfimos e mesquinhos, mas sem possuir sequer as corrosivas mandíbulas que eles têm de defesa.
Como é que se pode viver, com esta deficiência, esta inferioridade? É uma boa pergunta, com que me confronto repetidamente. E só posso responder com a confissão da gelada realidade dos factos. A caridade dalguns dos meus concidadãos vale-me e sustenta-me. Graças lhes dou.
Mário de Carvalho, «As Vascas. Da Ignorância. Redenção», in A Visagem do Cronista – Antologia de Crónica Autobiográfica Portuguesa (Séculos XIX-XXI), Vol. II, edição de Carina Infante do Carmo, Lisboa, Arranha-céus, 2020, pp. 163-164.
NOTAS
1 códices – livros manuscritos, organizados em cadernos cosidos e encadernados.
2 alvarmente – estupidamente; grosseiramente.
3 se altaneiram – se elevam orgulhosamente.
4 exegeses – análises, interpretações ou explicações detalhadas de uma obra ou de um texto.
5 veleira – ligeira.
6 vezo – vício; costume.
2. No segundo parágrafo, o recurso às expressões «Não», «Nem tampouco» e «Nem sequer» contribui para a coesão interfrásica, exprimindo uma ideia de
Grupo II - 3 · Compreensão de texto não literário
GRUPO II
Leia o texto e as notas.
As grandes bibliotecas – imagino eu as grandes bibliotecas… – atraem-me e apavoram-me, como a montanha magnética dos contos antigos. Convencem-me da minha tremendíssima, acabrunhante e arrasadora ignorância. Eu atrevo-me a murmurar «Homero» e logo me salta a «questão homérica», os milhares de volumes sobre Homero, em rolos, em códices 1, alinhados por prateleiras sem fim, vergadas ao peso deles. Eu quero citar Dickens e logo vejo as multidões de comentadores de Dickens, exibindo folhas e folhas de anotações, a rir alvarmente 2 do meu desacerto. Eu tenho umas pobres opiniões sobre a Montanha Mágica, mas hei de calar-me, quando se altaneiram 3 resmas e resmas, alpínicas e ameaçadoras, contendo exegeses 4 sábias sobre Thomas Mann. E o D. Quixote de la Mancha ? Meu Deus, estou proibido de me pronunciar sobre o D. Quixote. Pode desabar-me em cima toda uma parede de livros, alguns bem grossos e esmagadores, que esmiuçam a obra ao pormenor e não toleram a observação veleira 5 do diletante que diz por dizer, ou por lhe parecer. E Montaigne? Ah, distante Montaigne… E Gogol? Ah, inacessível Gogol…
Como é triste e deprimente ser-se tão desconhecedor… Não se trata de retórica, daquele «só sei que nada sei» que foi atirado ao populacho pelo «mais sábio dos homens». Nem tampouco o «eu nem sei se nada sei», triunfal, do nosso Francisco Sanches. Nem sequer dum «eu nem isso sei», aposto num vezo 6 retórico de querer mais, por saber ainda menos. É que eu não sei mesmo absolutamente nada.
E, portanto, posso falar sobre o quê? Sobre nada. Que é tarefa muito mais difícil do que falar sobre tudo, porque esta supõe que se sabe tudo sobre tudo e, pelo que se vê em volta, saber tudo sobre tudo é muito mais fácil e generalizado do que nada saber sobre nada.
No Para Sempre de Vergílio Ferreira uma personagem percorre o corredor duma biblioteca. Lá, os autores, desde o cabo da História palram, palram, palram e gargalham. É uma zoada para os ouvidos. A personagem não pode deixar de saber que eles lá estão. Os livros são falantes, discutem, cochicham, incomodam, não dormem, não se calam. De facto, mal eu me chego à Biblioteca Nacional, ou à Torre do Tombo, hei de sentir aquele ruído, aquele zunzum, de gente a querer contar coisas, a querer demonstrar coisas, a exibir, a refutar, a impor-se. E eu sei que não vou conseguir entender-me, ali no meio. Vou ficar confundido. Vou ficar reduzido. Vou-me ver do tamanho daqueles insetos predadores de papel, quase translúcidos, ínfimos e mesquinhos, mas sem possuir sequer as corrosivas mandíbulas que eles têm de defesa.
Como é que se pode viver, com esta deficiência, esta inferioridade? É uma boa pergunta, com que me confronto repetidamente. E só posso responder com a confissão da gelada realidade dos factos. A caridade dalguns dos meus concidadãos vale-me e sustenta-me. Graças lhes dou.
Mário de Carvalho, «As Vascas. Da Ignorância. Redenção», in A Visagem do Cronista – Antologia de Crónica Autobiográfica Portuguesa (Séculos XIX-XXI), Vol. II, edição de Carina Infante do Carmo, Lisboa, Arranha-céus, 2020, pp. 163-164.
NOTAS
1 códices – livros manuscritos, organizados em cadernos cosidos e encadernados.
2 alvarmente – estupidamente; grosseiramente.
3 se altaneiram – se elevam orgulhosamente.
4 exegeses – análises, interpretações ou explicações detalhadas de uma obra ou de um texto.
5 veleira – ligeira.
6 vezo – vício; costume.
3. Através do recurso à expressão «De facto» (linha 25), o autor
Grupo II - 4 · Compreensão de texto não literário
GRUPO II
Leia o texto e as notas.
As grandes bibliotecas – imagino eu as grandes bibliotecas… – atraem-me e apavoram-me, como a montanha magnética dos contos antigos. Convencem-me da minha tremendíssima, acabrunhante e arrasadora ignorância. Eu atrevo-me a murmurar «Homero» e logo me salta a «questão homérica», os milhares de volumes sobre Homero, em rolos, em códices 1, alinhados por prateleiras sem fim, vergadas ao peso deles. Eu quero citar Dickens e logo vejo as multidões de comentadores de Dickens, exibindo folhas e folhas de anotações, a rir alvarmente 2 do meu desacerto. Eu tenho umas pobres opiniões sobre a Montanha Mágica, mas hei de calar-me, quando se altaneiram 3 resmas e resmas, alpínicas e ameaçadoras, contendo exegeses 4 sábias sobre Thomas Mann. E o D. Quixote de la Mancha ? Meu Deus, estou proibido de me pronunciar sobre o D. Quixote. Pode desabar-me em cima toda uma parede de livros, alguns bem grossos e esmagadores, que esmiuçam a obra ao pormenor e não toleram a observação veleira 5 do diletante que diz por dizer, ou por lhe parecer. E Montaigne? Ah, distante Montaigne… E Gogol? Ah, inacessível Gogol…
Como é triste e deprimente ser-se tão desconhecedor… Não se trata de retórica, daquele «só sei que nada sei» que foi atirado ao populacho pelo «mais sábio dos homens». Nem tampouco o «eu nem sei se nada sei», triunfal, do nosso Francisco Sanches. Nem sequer dum «eu nem isso sei», aposto num vezo 6 retórico de querer mais, por saber ainda menos. É que eu não sei mesmo absolutamente nada.
E, portanto, posso falar sobre o quê? Sobre nada. Que é tarefa muito mais difícil do que falar sobre tudo, porque esta supõe que se sabe tudo sobre tudo e, pelo que se vê em volta, saber tudo sobre tudo é muito mais fácil e generalizado do que nada saber sobre nada.
No Para Sempre de Vergílio Ferreira uma personagem percorre o corredor duma biblioteca. Lá, os autores, desde o cabo da História palram, palram, palram e gargalham. É uma zoada para os ouvidos. A personagem não pode deixar de saber que eles lá estão. Os livros são falantes, discutem, cochicham, incomodam, não dormem, não se calam. De facto, mal eu me chego à Biblioteca Nacional, ou à Torre do Tombo, hei de sentir aquele ruído, aquele zunzum, de gente a querer contar coisas, a querer demonstrar coisas, a exibir, a refutar, a impor-se. E eu sei que não vou conseguir entender-me, ali no meio. Vou ficar confundido. Vou ficar reduzido. Vou-me ver do tamanho daqueles insetos predadores de papel, quase translúcidos, ínfimos e mesquinhos, mas sem possuir sequer as corrosivas mandíbulas que eles têm de defesa.
Como é que se pode viver, com esta deficiência, esta inferioridade? É uma boa pergunta, com que me confronto repetidamente. E só posso responder com a confissão da gelada realidade dos factos. A caridade dalguns dos meus concidadãos vale-me e sustenta-me. Graças lhes dou.
Mário de Carvalho, «As Vascas. Da Ignorância. Redenção», in A Visagem do Cronista – Antologia de Crónica Autobiográfica Portuguesa (Séculos XIX-XXI), Vol. II, edição de Carina Infante do Carmo, Lisboa, Arranha-céus, 2020, pp. 163-164.
NOTAS
1 códices – livros manuscritos, organizados em cadernos cosidos e encadernados.
2 alvarmente – estupidamente; grosseiramente.
3 se altaneiram – se elevam orgulhosamente.
4 exegeses – análises, interpretações ou explicações detalhadas de uma obra ou de um texto.
5 veleira – ligeira.
6 vezo – vício; costume.
4. A partir da leitura do texto, deduz-se que o autor defende
Grupo II - 5 · Compreensão de texto não literário
GRUPO II
Leia o texto e as notas.
As grandes bibliotecas – imagino eu as grandes bibliotecas… – atraem-me e apavoram-me, como a montanha magnética dos contos antigos. Convencem-me da minha tremendíssima, acabrunhante e arrasadora ignorância. Eu atrevo-me a murmurar «Homero» e logo me salta a «questão homérica», os milhares de volumes sobre Homero, em rolos, em códices 1, alinhados por prateleiras sem fim, vergadas ao peso deles. Eu quero citar Dickens e logo vejo as multidões de comentadores de Dickens, exibindo folhas e folhas de anotações, a rir alvarmente 2 do meu desacerto. Eu tenho umas pobres opiniões sobre a Montanha Mágica, mas hei de calar-me, quando se altaneiram 3 resmas e resmas, alpínicas e ameaçadoras, contendo exegeses 4 sábias sobre Thomas Mann. E o D. Quixote de la Mancha ? Meu Deus, estou proibido de me pronunciar sobre o D. Quixote. Pode desabar-me em cima toda uma parede de livros, alguns bem grossos e esmagadores, que esmiuçam a obra ao pormenor e não toleram a observação veleira 5 do diletante que diz por dizer, ou por lhe parecer. E Montaigne? Ah, distante Montaigne… E Gogol? Ah, inacessível Gogol…
Como é triste e deprimente ser-se tão desconhecedor… Não se trata de retórica, daquele «só sei que nada sei» que foi atirado ao populacho pelo «mais sábio dos homens». Nem tampouco o «eu nem sei se nada sei», triunfal, do nosso Francisco Sanches. Nem sequer dum «eu nem isso sei», aposto num vezo 6 retórico de querer mais, por saber ainda menos. É que eu não sei mesmo absolutamente nada.
E, portanto, posso falar sobre o quê? Sobre nada. Que é tarefa muito mais difícil do que falar sobre tudo, porque esta supõe que se sabe tudo sobre tudo e, pelo que se vê em volta, saber tudo sobre tudo é muito mais fácil e generalizado do que nada saber sobre nada.
No Para Sempre de Vergílio Ferreira uma personagem percorre o corredor duma biblioteca. Lá, os autores, desde o cabo da História palram, palram, palram e gargalham. É uma zoada para os ouvidos. A personagem não pode deixar de saber que eles lá estão. Os livros são falantes, discutem, cochicham, incomodam, não dormem, não se calam. De facto, mal eu me chego à Biblioteca Nacional, ou à Torre do Tombo, hei de sentir aquele ruído, aquele zunzum, de gente a querer contar coisas, a querer demonstrar coisas, a exibir, a refutar, a impor-se. E eu sei que não vou conseguir entender-me, ali no meio. Vou ficar confundido. Vou ficar reduzido. Vou-me ver do tamanho daqueles insetos predadores de papel, quase translúcidos, ínfimos e mesquinhos, mas sem possuir sequer as corrosivas mandíbulas que eles têm de defesa.
Como é que se pode viver, com esta deficiência, esta inferioridade? É uma boa pergunta, com que me confronto repetidamente. E só posso responder com a confissão da gelada realidade dos factos. A caridade dalguns dos meus concidadãos vale-me e sustenta-me. Graças lhes dou.
Mário de Carvalho, «As Vascas. Da Ignorância. Redenção», in A Visagem do Cronista – Antologia de Crónica Autobiográfica Portuguesa (Séculos XIX-XXI), Vol. II, edição de Carina Infante do Carmo, Lisboa, Arranha-céus, 2020, pp. 163-164.
NOTAS
1 códices – livros manuscritos, organizados em cadernos cosidos e encadernados.
2 alvarmente – estupidamente; grosseiramente.
3 se altaneiram – se elevam orgulhosamente.
4 exegeses – análises, interpretações ou explicações detalhadas de uma obra ou de um texto.
5 veleira – ligeira.
6 vezo – vício; costume.
5. Ao longo do texto, predomina um tom
()
Grupo II - 6 · Gramática
GRUPO II
Leia o texto e as notas.
As grandes bibliotecas – imagino eu as grandes bibliotecas… – atraem-me e apavoram-me, como a montanha magnética dos contos antigos. Convencem-me da minha tremendíssima, acabrunhante e arrasadora ignorância. Eu atrevo-me a murmurar «Homero» e logo me salta a «questão homérica», os milhares de volumes sobre Homero, em rolos, em códices 1, alinhados por prateleiras sem fim, vergadas ao peso deles. Eu quero citar Dickens e logo vejo as multidões de comentadores de Dickens, exibindo folhas e folhas de anotações, a rir alvarmente 2 do meu desacerto. Eu tenho umas pobres opiniões sobre a Montanha Mágica, mas hei de calar-me, quando se altaneiram 3 resmas e resmas, alpínicas e ameaçadoras, contendo exegeses 4 sábias sobre Thomas Mann. E o D. Quixote de la Mancha ? Meu Deus, estou proibido de me pronunciar sobre o D. Quixote. Pode desabar-me em cima toda uma parede de livros, alguns bem grossos e esmagadores, que esmiuçam a obra ao pormenor e não toleram a observação veleira 5 do diletante que diz por dizer, ou por lhe parecer. E Montaigne? Ah, distante Montaigne… E Gogol? Ah, inacessível Gogol…
Como é triste e deprimente ser-se tão desconhecedor… Não se trata de retórica, daquele «só sei que nada sei» que foi atirado ao populacho pelo «mais sábio dos homens». Nem tampouco o «eu nem sei se nada sei», triunfal, do nosso Francisco Sanches. Nem sequer dum «eu nem isso sei», aposto num vezo 6 retórico de querer mais, por saber ainda menos. É que eu não sei mesmo absolutamente nada.
E, portanto, posso falar sobre o quê? Sobre nada. Que é tarefa muito mais difícil do que falar sobre tudo, porque esta supõe que se sabe tudo sobre tudo e, pelo que se vê em volta, saber tudo sobre tudo é muito mais fácil e generalizado do que nada saber sobre nada.
No Para Sempre de Vergílio Ferreira uma personagem percorre o corredor duma biblioteca. Lá, os autores, desde o cabo da História palram, palram, palram e gargalham. É uma zoada para os ouvidos. A personagem não pode deixar de saber que eles lá estão. Os livros são falantes, discutem, cochicham, incomodam, não dormem, não se calam. De facto, mal eu me chego à Biblioteca Nacional, ou à Torre do Tombo, hei de sentir aquele ruído, aquele zunzum, de gente a querer contar coisas, a querer demonstrar coisas, a exibir, a refutar, a impor-se. E eu sei que não vou conseguir entender-me, ali no meio. Vou ficar confundido. Vou ficar reduzido. Vou-me ver do tamanho daqueles insetos predadores de papel, quase translúcidos, ínfimos e mesquinhos, mas sem possuir sequer as corrosivas mandíbulas que eles têm de defesa.
Como é que se pode viver, com esta deficiência, esta inferioridade? É uma boa pergunta, com que me confronto repetidamente. E só posso responder com a confissão da gelada realidade dos factos. A caridade dalguns dos meus concidadãos vale-me e sustenta-me. Graças lhes dou.
Mário de Carvalho, «As Vascas. Da Ignorância. Redenção», in A Visagem do Cronista – Antologia de Crónica Autobiográfica Portuguesa (Séculos XIX-XXI), Vol. II, edição de Carina Infante do Carmo, Lisboa, Arranha-céus, 2020, pp. 163-164.
NOTAS
1 códices – livros manuscritos, organizados em cadernos cosidos e encadernados.
2 alvarmente – estupidamente; grosseiramente.
3 se altaneiram – se elevam orgulhosamente.
4 exegeses – análises, interpretações ou explicações detalhadas de uma obra ou de um texto.
5 veleira – ligeira.
6 vezo – vício; costume.
6. Tal como em «vale-me» (linha 34), o pronome pessoal com função de complemento indireto está presente em
()
Grupo II - 7 · Gramática
GRUPO II
Leia o texto e as notas.
As grandes bibliotecas – imagino eu as grandes bibliotecas… – atraem-me e apavoram-me, como a montanha magnética dos contos antigos. Convencem-me da minha tremendíssima, acabrunhante e arrasadora ignorância. Eu atrevo-me a murmurar «Homero» e logo me salta a «questão homérica», os milhares de volumes sobre Homero, em rolos, em códices 1, alinhados por prateleiras sem fim, vergadas ao peso deles. Eu quero citar Dickens e logo vejo as multidões de comentadores de Dickens, exibindo folhas e folhas de anotações, a rir alvarmente 2 do meu desacerto. Eu tenho umas pobres opiniões sobre a Montanha Mágica, mas hei de calar-me, quando se altaneiram 3 resmas e resmas, alpínicas e ameaçadoras, contendo exegeses 4 sábias sobre Thomas Mann. E o D. Quixote de la Mancha ? Meu Deus, estou proibido de me pronunciar sobre o D. Quixote. Pode desabar-me em cima toda uma parede de livros, alguns bem grossos e esmagadores, que esmiuçam a obra ao pormenor e não toleram a observação veleira 5 do diletante que diz por dizer, ou por lhe parecer. E Montaigne? Ah, distante Montaigne… E Gogol? Ah, inacessível Gogol…
Como é triste e deprimente ser-se tão desconhecedor… Não se trata de retórica, daquele «só sei que nada sei» que foi atirado ao populacho pelo «mais sábio dos homens». Nem tampouco o «eu nem sei se nada sei», triunfal, do nosso Francisco Sanches. Nem sequer dum «eu nem isso sei», aposto num vezo 6 retórico de querer mais, por saber ainda menos. É que eu não sei mesmo absolutamente nada.
E, portanto, posso falar sobre o quê? Sobre nada. Que é tarefa muito mais difícil do que falar sobre tudo, porque esta supõe que se sabe tudo sobre tudo e, pelo que se vê em volta, saber tudo sobre tudo é muito mais fácil e generalizado do que nada saber sobre nada.
No Para Sempre de Vergílio Ferreira uma personagem percorre o corredor duma biblioteca. Lá, os autores, desde o cabo da História palram, palram, palram e gargalham. É uma zoada para os ouvidos. A personagem não pode deixar de saber que eles lá estão. Os livros são falantes, discutem, cochicham, incomodam, não dormem, não se calam. De facto, mal eu me chego à Biblioteca Nacional, ou à Torre do Tombo, hei de sentir aquele ruído, aquele zunzum, de gente a querer contar coisas, a querer demonstrar coisas, a exibir, a refutar, a impor-se. E eu sei que não vou conseguir entender-me, ali no meio. Vou ficar confundido. Vou ficar reduzido. Vou-me ver do tamanho daqueles insetos predadores de papel, quase translúcidos, ínfimos e mesquinhos, mas sem possuir sequer as corrosivas mandíbulas que eles têm de defesa.
Como é que se pode viver, com esta deficiência, esta inferioridade? É uma boa pergunta, com que me confronto repetidamente. E só posso responder com a confissão da gelada realidade dos factos. A caridade dalguns dos meus concidadãos vale-me e sustenta-me. Graças lhes dou.
Mário de Carvalho, «As Vascas. Da Ignorância. Redenção», in A Visagem do Cronista – Antologia de Crónica Autobiográfica Portuguesa (Séculos XIX-XXI), Vol. II, edição de Carina Infante do Carmo, Lisboa, Arranha-céus, 2020, pp. 163-164.
NOTAS
1 códices – livros manuscritos, organizados em cadernos cosidos e encadernados.
2 alvarmente – estupidamente; grosseiramente.
3 se altaneiram – se elevam orgulhosamente.
4 exegeses – análises, interpretações ou explicações detalhadas de uma obra ou de um texto.
5 veleira – ligeira.
6 vezo – vício; costume.
7. Todas as frases abaixo transcritas exemplificam a modalidade apreciativa, exceto a frase
()
Grupo III · Texto de opinião
GRUPO III
Para muitas pessoas, o heroísmo exige percorrer um caminho árduo, que implica renúncia e sofrimento.
Num texto de opinião bem estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de trezentas e cinquenta palavras, defenda uma perspetiva pessoal sobre a conceção de heroísmo apresentada.
No seu texto:
explicite, de forma clara e pertinente, o seu ponto de vista, fundamentando-o em dois argumentos, cada um deles ilustrado com um exemplo significativo;
formule uma conclusão adequada à argumentação desenvolvida;
utilize um discurso valorativo (juízo de valor explícito ou implícito).
Observações:
Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequência delimitada por espaços em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hífen (ex.: /dir-se-ia/). Qualquer número conta como uma única palavra, independentemente do número de algarismos que o constituam (ex.: /2022/).
Relativamente ao desvio dos limites de extensão indicados – entre duzentas e trezentas e cinquenta palavras –, há que atender ao seguinte:
um desvio dos limites de extensão indicados implica uma desvalorização parcial (até 5 pontos) do texto produzido;
um texto com extensão inferior a oitenta palavras é classificado com zero pontos.
Também podes estudar por temas
Pratica um tema com exercícios dos exames de todos os anos, misturados.
- Compreensão de texto não literário · 45 exercícios · 80 % de probabilidade de sair
- Gramática · 40 exercícios · 80 % de probabilidade de sair
- Saramago, contos e poesia contemporânea · 14 exercícios · 55 % de probabilidade de sair
- Texto de opinião · 10 exercícios · 55 % de probabilidade de sair
- Apreciação crítica de uma imagem · 8 exercícios · 45 % de probabilidade de sair
- Fernando Pessoa: ortónimo e heterónimos · 16 exercícios · 40 % de probabilidade de sair